-
O que é Energia Ativa?
É aquela que efetivamente executa trabalho. É responsável pelo funcionamento dos motores, transformadores, geradores, reatores, etc.
-
O que é ERE – Energia Reativa Excedente?
A Energia Reativa Excedente circula em um sistema de corrente alternada, para produzir os campos elétrico e magnético necessários para o funcionamento dos motores, transformadores, geradores, reatores, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampère-reativo-hora (kvarh).
Os equipamentos que possui circuito magnético e funcionam em corrente alternada utilizam a Energia Ativa e Energia Reativa.
-
O que é Fator de Potência?
Fator de potência é a relação entre a energia ativa e a energia total. Essa relação demostra se a unidade consumidora consome energia elétrica adequadamente ou não; pois relaciona o uso eficiente da energia ativa e reativa.
Tudo que exige energia reativa elevada causa baixo fator de potência, como:
• Motores trabalhando em vazio durante grande parte de tempo;
• Motores superdimensionados para as respectivas cargas;
• Grandes transformadores alimentando pequenas cargas por muito tempo;
• Lâmpadas de descargas (de vapor de mercúrio, fluorescente, etc.) sem correção individual do fator de potência;
• Grande quantidade de motores de pequena potência;
No Brasil, a ANEEL estabelece através da Resolução ANEEL nº414/2010 de 09 de setembro de 2010, que o fator de potência nas unidades consumidoras deve ser igual ou superior a 0,92 capacitivo das 00h00min às 06h00min e 0,92 indutivo durante as outras 18 horas do dia.
-
O que é horário de ponta?
É o período de 03 (três) horas diárias consecutivas, definido pela Concessionária, considerando as características do seu sistema elétrico, à exceção dos sábados, domingos, feriados estabelecidos por lei federal (Dia da Confraternização Universal, Tiradentes, Dia do Trabalho, Proclamação da Independência, Nossa Sra. Aparecida, Proclamação da República e Natal), terça-feira de Carnaval, sexta-feira da Paixão, "Corpus Christi" e Dia de Finados.
Horário de Ponta: 18h00 às 21h00.
-
O que é horário fora de ponta?
É o período composto pelo conjunto das horas diárias consecutivas e complementares àquelas definidas no horário de ponta.
· Horário Fora de Ponta Capacitivo: 00h00 às 06h00.
. Horário Fora de Ponta Indutivo: 06h00 às 00h00.
-
O que é?
Trata-se de uma consulta que disponibiliza dados do histórico de consumo e demanda do cliente nos últimos meses, limitando-se a trinta e seis meses.
Demanda: É a média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado, expressa em quilowatts (kW) e quilovolt-ampère-reativo (kvar), respectivamente.
Consumo: O Sistema Elétrico é constituído por uma malha de distribuição, que são as redes e subestações da concessionária, alimentando uma diversidade de cargas, como são chamados os motores, inversores, transformadores, iluminação, etc., dos usuários da energia elétrica disponibilizada.
O consumo é medido em quilowatt x hora (kWh), está relacionado ao período de tempo em que o Sistema Elétrico alimenta uma determinada carga.
-
O que significa alteração de demanda?
A unidade consumidora do Grupo A deverá assinar contrato de fornecimento de energia elétrica fixando o valor, em quilowatts (kW), de sua DEMANDA que poderá ser único ou segmentado por período do dia, conforme a estrutura tarifária em que melhor se enquadrar.
O faturamento da DEMANDA considerará, sempre, o maior valor dentre o contratado e o apurado por medição, observado o limite de tolerância estabelecido para cada nível de tensão de fornecimento. Já o faturamento do CONSUMO considerará apenas o valor apurado por medição.
-
O que significa período de Testes?
De acordo com a Resolução Normativa 414/2010 ANEEL, “a distribuidora deve aplicar o período de testes com duração de três ciclos (faturamentos) consecutivos e completos, com o propósito de permitir ao consumidor a adequação da demanda contratada e a escolha da modalidade tarifária, nas seguintes situações:
I. Início do fornecimento;
II. Mudança para faturamento aplicável a unidades consumidoras do grupo A, cuja opção anterior tenha sido por faturamento do grupo B;
III. Enquadramento na modalidade tarifária horária azul; e
IV. Acréscimo de demanda, quando maior que 5% (cinco por cento) da contratada. “
9.1 Segundo a Resolução ANEEL 414/2010, Art. 134 § 2º, “durante o período de testes, observado o disposto no § 3º, a demanda a ser considerada pela distribuidora para fins de faturamento deve ser a demanda medida, exceto na situação prevista no inciso IV, em que a distribuidora deve considerar o maior valor entre a demanda medida e a demanda contratada anteriormente à solicitação de acréscimo. A distribuidora deve faturar, ao menos em um dos postos horários,
i. 3 MW, para consumidores livres;
ii. 500 kW, para consumidores especiais, responsáveis por unidade
consumidora ou conjunto de unidades consumidoras reunidas por comunhão
de interesses de fato ou de direito; e
iii. 30 kW, para demais consumidores. ”
9.2 “§ 4° Durante o período de teste, observado o disposto pelo art. 93, aplica-se a cobrança por ultrapassagem de demanda ou do MUSD quando os valores medidos excederem o somatório de:
i. “a nova demanda contratada ou inicial; e”
ii. 5% (cinco por cento) da demanda anterior ou inicial; e
iii. 30% (trinta por cento) da demanda adicional ou inicial.
9.3 “§ 5° Quando do enquadramento na modalidade tarifária horária azul, o período de testes abrangerá exclusivamente o montante contratado para o posto tarifário ponta.”
-
Quais as informações de meu histórico de consumo e demanda eu terei acesso?
O cliente terá acesso às principais informações referente ao histórico de consumo e demanda da instalação, como: Energias Ativas (Ponta, Fora Ponta Indutiva, Fora Ponta Capacitiva e Reservado), Energias Reativas (Ponta, Fora Ponta Indutiva e Fora Ponta Capacitiva), Demanda (Ponta e Fora Ponta), Demanda reativa Excedente (Ponta e Fora Ponta), Energias Reativas Excedentes (Ponta, Fora Ponta Indutiva e Fora Ponta Capacitiva), valor da fatura, entre outros.